Atualize seu navegador!
Notícias

Projeto Hora do Conto

 

PROJETO HORA DO CONTO

 

Visando ações que possibilitem a Integração e a Inclusão de nossos alunos. Nós da Escola de Ensino Especial "Maria Mendes Valente" - Apae, procuramos buscar alternativas e atividades que mostrem o potencial dos mesmos, seus conhecimentos, suas habilidades e principalmente temos o orgulho e a certeza que eles não são diferentes, nem tão pouco desiguais, mas somente especiais.

Diante deste anseio de expor o quanto nossos alunos são capazes e que a integração é possível, utilizamos o Projeto Hora do Conto, para iniciarmos mais um trabalho para inteirar a comunidade sobre o papel da Escola Especial em quanto facilitadora na tarefa de incluir.

Como já temos há alguns anos o prazer ter como parceira a Escola Municipal Doutor José Marcelino (Educação Infantil e Ensino Fundamental) em atividades que visam a integração, mas uma vez contamos com essa Escola para este momento. A Escola citada, também realiza um projeto de Leitura com os alunos da 4ª série, coordenado pela professora Rosemara Ramos Ribeiro com o Tema: Ler, Integrar e Crescer, Oficinas de Leitura, onde a mesma faz maravilhas juntamente com seus alunos, transformando a leitura, um exercício de prazer e aprendizado.

Após ficarmos conhecendo que tal Escola realizava um Projeto parecido com o nosso, nós da Escola de Ensino Especial "Maria Mendes Valente" – Apae com a professora Magda (organizadora do Projeto Hora do Conto), a Coordenadora Cátia Cristina Casarin e a Diretora Kátia Mesquita, achamos que seria interessante, mais uma vez, este trabalho em conjunto entre as duas Escolas. Aproveitando as experiências que os nossos alunos têm com a Leitura e assim somar com os outros os que também eles têm para oferecer e utilizar esta troca como um ponto positivo na caminhado rumo ao reconhecimento e valorização da pessoa especial, fora os benefícios que são alcançados através da Leitura.

A atividade integrada entre as escolas foi programada para acontecer mensalmente, onde a Escola Municipal Doutor José Marcelino (Educação Infantil e Ensino Fundamental), virá se apresentar para nós aqui na Escola de Ensino Especial "Maria Mendes Valente" – Apae e a turma da professora Magda (Ensino Fundamental VI) e alguns alunos de outras turmas irão até a outra escola, para mostrar o nosso trabalho em relação à Leitura.

Planejamos que as histórias, os textos, as poesias e etc, poderão ser apresentadas através de dramatizações, fantoches, teatros, utilização de livros entre outros recursos metodológicos.

Como a atividade integrada iniciou-se no mês de Abril, no dia 29 do mesmo mês, tivemos a satisfação de receber os alunos da 4ª série, a Professora Rosemara, a diretora Meire e a Coordenadora Ângela.

Os alunos deram um show na estréia apresentando a história: Menina Bonita do Laço de Fita – Autora: Ana Maria Machado, os mesmos utilizaram para contar a história de fantoche, com direito a fundo musical de violão.

A historia escolhida pela professora Rosemara, não poderia ser melhor, pois trabalhar sobre a discriminação racial, a valorização e o respeito da pessoa afro descendente, tema muito importante para ser debatido entre os alunos.

Foi um ótimo momento!

 

Escola de Ensino Especial "Maria Mendes Valente" – Apae – 29/04/2009

 

Conteúdo relacionado