Atualize seu navegador!
Notícias

Projeto Dia do Índio

PROJETO DIA DO ÍNDIO

 

Objetivos:

 

- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;

- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;

- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;

- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade  pluriétnica e pluricultural;

- A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo;

- Conhecer e valorizar a pluridade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características  individuais e sociais.

 

Planejamento:

 

Proposta de atividades que trabalharão: ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e cidadania.

 

Sensibilização:

 

 Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em cartaz os conhecimento que os alunos já tem sobre o assunto (Conhecimentos Prévios).

 

Proposta de atividades de Integração das Áreas de Estudo:

 

Geografia:

- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica.

 

História:

- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;

- refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.

 

Língua Portuguesa:

- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;

- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores.

 

Artes:

- Observar manifestações de artes da cestaria, cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de antigamente e de hoje;

- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;

- Vivenciar através da músicas, dramatizações, cantos, atividades artísticas, manuais, plásticas sobre a cultura indígena;

 

Formulação e problemas:

 

- Questionar em classe;

- Ainda existe preconceito com os índios;

- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?

- O que podem e o que querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?

- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?

- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?

- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se Mantêm? Quais os seus atuais costumes?

- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?

- Há influência dos índios na Língua Portuguesa?

- Há influência dos índios no artesanato?

- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?

 

Organização de Exposição do Dia do Índio com a participação das Escolas Municipais

 

Temas desenvolvidos:

 

Escola de Ensino Especial Maria Mendes Valente – Armas, utensílios e medicina indígena (chás);

Escola Municipal Alcenira Ribeiro de Castro -  Moradia;

Escola Municipal Presidente Vargas – Lendas;

Escola Municipal Frederico Osaku Leite – Lendas sobre a alimentação;

Colégio Ideal – Vestimentas e adereços.

 

 

 

 

Conteúdo relacionado